Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Atreve-te a Mudar

Easy, healthy, fresh and simple - a Lifestyle

Atreve-te a Mudar

Easy, healthy, fresh and simple - a Lifestyle

Afinal, o que é isto do Atreve-te a Mudar

Fiz desporto durante a infância e a adolescência, mas quando ingressei na vida profissional aos 21 anos, os horários tardios de sair do escritório, impossibilitaram-me de me manter inscrita num ginásio.

Não posso dizer que alguma vez tive excesso de peso, mas com o passar do tempo, a vida sedentária de passar horas e horas sentada numa secretária ao computador, fizeram com que fosse ganhando cada vez mais peso, tendo chegado a pesar 72kg com 1.68cm.

Comecei a sentir-me mal com o meu sedentarismo, e as constantes alterações de peso, foram justificadas uns anos mais tarde, ao descobrir que tinha Hipotiroidismo e Bócio Multinodular.

Perceber o quanto o meu estilo de vida e alimentação influenciava os problemas de tireoide foi decisivo para que em Janeiro de 2014 partisse em busca de um estilo de vida saudável. Era imperativo e obrigatório começar novamente a praticar exercício físico, e alimentar-me de forma saudável.

Procurei uma nutricionista, inscrevi-me no Holmes Place e passei a treinar com um Personal Trainer. Comecei a interessar-me cada vez mais por nutrição, e desse interesse nasceu a necessidade de perceber de que forma me ajudaria no controlo do hipotiroidismo. Da minha alimentação foram retirados diversos alimentos, os que a ciência considera inflamatórios (cereais, lacticínios, alimentos processados, açucares), e as melhorias foram surgindo. Perdi peso, ganhei energia e boa disposição.

Sendo uma pessoa que gosta de partilhar, decidi em Julho de 2014 criar o Atreve-te a Mudar, uma página de Facebook, onde partilho com fotos o meu dia a dia alimentar, numa perspetiva de motivação e incentivo à mudança. Muitas vezes a dificuldade está em saber por onde começar, como conhecer os alimentos que nos ajudam e também como ler os rótulos nutricionais. Na maioria dos casos, o que nos trava é não saber como confecionar ou utilizar certos alimentos.

Somos o que comemos, e sem dúvida que uma boa alimentação reflete-se na nossa saúde e bem estar.

Quando criei a página, de longe imaginava ter o feedback positivo que tive e de forma tão rápida. Mas sem dúvida que se tornou num maior incentivo para fazer mais e melhor.

Foi por isso, e na incessante busca de mais conhecimento, que descobri o conceito de Nutrição Funcional, uma abordagem muito praticada no Brasil e desenvolvida pelo conceituado Dr. Gabriel de Carvalho. Tive o previlégio de estar presente no 1.º Congresso em Lisboa organizado pela NutriScience e não consigo descrever com palavras, o que senti naquele dia. Eu, uma Contabilista, ali no 1.º Congresso de Nutrição Funcional em Lisboa, a ouvir ilustres palestrantes, e ao lado de nutricionistas e profissionais de desporto.

Para já, o Atreve-te a Mudar é (e por enquanto…) uma página de Facebook, um Blog (onde publico as várias experiências culinárias que vou fazendo com alimentos e ingredientes saudável), e um perfil de Instagram.

Futuramente, e a médio prazo, o meu desejo e objetivo é construir um projeto inovador, que na minha cabeça já está completamente estruturado, e conseguir que o Atreve-te a Mudar seja mais do que uma página nas redes sociais.

A ideia é chegar mais perto das pessoas, não para lhes mostrar mais uma dieta, ou fórmulas milagrosas de perder peso, mas sim ajudá-las a mudar a mentalidade, a estruturar-lhes capacidades e mecanismos de reeducação alimentar e estilo de vida saudável, promovendo o exercício físico, seja no ginásio, no jardim, ou até no conforto de casa.


Não sou especializada nem em desporto, nem em nutrição, pelo que tudo o que publico é o resultado de pesquisas e do plano que foi traçado para mim.

Assim, com esta página, quero apenas dar-vos a conhecer novos alimentos, refeições saudáveis e rotinas de treino de forma a vos incentivar a mudar, e inspirar-vos a procurar as pessoas certas para vos ajudar.

 

O objetivo é arriscar a mudar! Eu já me atrevi, e vocês?!

 

Obrigada :) :)

6 comentários

Comentar post