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Desmistificar a Batata Doce

Subsiste muitas vezes o mito que a Batata Doce engorda. E naturalmente, irá engordar, se for consumida de forma exagerada. Tal como muitos outros alimentos. Do que tenho vindo a aprender com a reeducação alimentar que fiz, a ideia é saber distinguir os alimentos dito "bons" em termos nutricionais dos "maus". Depois, e dentro de cada plano alimentar traçado, saber as quantidades que se podem ingerir, porque cada caso, é um caso, e o que se aplica a uma determinada pessoa, não é necessariamente o que se irá aplicar a outra.

Assim, andei a pesquisar em vários sites de nutrição e desporto, e abaixo transcrevo os beneficios que se podem encontrar na batata doce. 

 

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, libertando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

 

10 benefícios da batata doce
1 - Fornece energia para o treino, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque liberta glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

 

Trata-se de um carboidrato especial? Por quê?
Infelizmente muitas dietas que estão na moda pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você pratica atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce.
Com um baixo índice glicêmico – a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo – é capaz de aumentar a sensação de saciedade. Além disso, ela não ocasiona picos de insulina que é o que acontece com carboidratos simples.

 

A batata doce é interessante para quem quer perder peso? Porquê?
Pelo baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras promove uma ótima saciedade. E tem apenas 116kcal em 100g. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.

Os beneficios da batata doce.jpg

 

 

Incluam a batata doce na vossa alimentação sem qualquer receio! :)